21.8.12

PARIS E MAIS UM INVERNO - PARTE 3



Após dois dias em Paris, fiz uma viagem relâmpago para um fim-de-semana na Alemanha, onde visitei minha amiga Cândida. Embarquei na imensa e gelada Gare du Nort em que as pessoas tentavam se aquecer ao lado de umas espécies de totens onde lâmpadas fortíssimas tentavam, em vão, esquentar o ambiente. 

Para minha surpresa, meu vagão era na primeira classe. Minha amiga havia comprado, com antecedência, a passagem por 69 euros em uma promoção. Numa viagem de 3 horas contei com serviço de bordo, almoço completo, bebida à vontade, conexão wi fi e passageiros um tanto esnobes. 

Passei por Bruxelas e várias cidadezinhas charmosas.  A estadia na Alemanha foi breve e agradável. Meus amigos me apanharam na estação de trem ao lado da Catedral de Colônia no sábado e na segunda-feira peguei o trem em Bonn de volta até Paris. O frio de 6 graus na França transformara-se em zero grau na Alemanha e uma gripe deu sinal de vida em meus pulmões. 

O retorno para Paris foi na segunda classe. Por 39 euros, o vagão não tinha conexão com internet e os passageiros eram famílias de indianos, paquistaneses, nigerianos...Pelo menos dormi quase toda a viagem de volta.

Às 16h estava de novo na  Gare du Norte. Telefonei para Patrick, o francês que alugou, pela internet, seu apartamento na Rue Saint Honoré (a Oscar Freire de Paris), ao lado da Rue d’Opera, da Rue de Rivoli e do Jardim das Toulherias, no bairro mais chique da capital. Peguei um táxi e encontrei o locador na porta do prédio. O apartamento era ótimo, reformado e totalmente mobiliado, com internet, telefone, tv a cabo, micro-ondas, geladeira, fogão, lava-louças, lava-roupas... Tudo por pouco mais de 110 euros por dia.

Sinta a diferença de nível! O albergue em que dormi dois dias ficava nos arredores do bairro 20, o mais longe do centro. Agora eu estava no 1º arrondissement, ao lado da Ópera e do Louvre. 

Adeus pobreza!

1 comment:

Anonymous said...

Esta será uma excelente página web, você poderia estar interessado em fazer uma entrevista a respeito do jeito que você criou? Se assim for e-mail me!