29.4.09

Primavera em Nova Yorque - X

10º DIA
TERÇA FEIRA

Volto para o Brasil na quinta-feira de manhã, portanto hoje foi meu penúltimo dia aqui. E uma sensação bem estranha porque ao mesmo tempo em que adoro, começo a me sentir meio desconfortável. Passo o dia inteiro caminhando e essa cidade e muito grande e como acho que não existe no mundo uma pessoa mais desorientada do que eu, esta ficando meio complicado me perder o tempo todo. Meu senso de orientação é o pior que existe e mesmo com o guia e o mapa na mão eu consigo sempre, sempre, sempre seguir na direção errada.

Hoje conheci um museu incrível aqui mesmo no Queens que e o American Museum of Moving Image. Para quem não sacou e um museu totalmente dedicado ao cinema. São 4 andares inteiros, mas como estão em reforma, só dois estão funcionando.

É uma viagem pela história do cinema, as primeiras câmeras, aparelhos de gravação, os antigos e enormes aparelhos de tvs que eram moderníssimos para a época, as roupas que vários artistas usaram em filmes famosos (Dos atores de Chicago, Sansão e Dalila, Um Tira da Pesada, Uma Babá Quase Perfeita...), a história da animação com os primeiros filmes animados...tudo explicado com fotos e textos didáticos. Tem estúdios onde a gente se vê em croma key como se estivesse num incêndio ou num canal do tempo interagindo com telas virtuais.

Há centenas de capas de revistas de cinema desde 1911, originais. Paredes inteiras com fotos de inúmeros diretores, atores e atrizes de cinema dos EUA e do mundo todo, além de sessão de efeitos especiais, maquiagem, perucas...um monte delas. Há também sessões sobre as primeiras series de tvs americanas desde 1955, além de quase metade de um andar sobre a musica no cinema.

Dá para a gente sentar, por o head phone no ouvido e ouvir dezenas de grandes trilhas sonoras importantes e ler na tela a história dos compositores e regentes das orquestras. São as trilhas originais de filmes como os de 007, Star Wars, Star Trek, La Doce Vita, O Manto Sagrado, Ben Hur, músicas dos filmes de Felini, Hitchcock, compositores como Ennio Moricone, Nino Rota, Quince Jones e ate Tom Jobim (Orfeu Negro)...Tem as capas dos discos de vinil das trilhas sonoras, inúmeras.

Uma coisa que me encantou foi a sessão sobre os souvenires dos filmes. Contam tudo, desde os primeiros filmes que começaram a comercializar bonecos que foi Mickey Mouse de Disney que lucrou bilhões de dólares. Depois dele todo mundo fez o mesmo e a gente acompanha os primeiros produtos vendidos como bonecos em miniaturas, chaveiros, marionetes, copos, xícaras, carimbos, bonecos de louça bem simples no começo, escovas de dente, relógios. De tudo e de todo mundo. De Shirley Temple, Os 3 Patetas, Jerry Lewis, os bonecos de ET vestido de mulher como no filme, todos os tipos de miniaturas dos filmes Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas. Tem uma parede enorme de todos os personagens de Star Wars.Todo tipo e a gente acompanha a evolução da qualidade desses produtos..E tudo que e boneco de desenhos de tv.

Quem gosta de cinema como eu ficaria louco com esse museu que funciona numa área do Queens onde há grandes estúdios de cinema e tv. Aqui do lado da casa de Allan ficam os estúdios onde foram filmadas séries como Os Sopranos, Sex and The City e muitos filmes famosos. E estão ativos o tempo todo filmando novas séries.

No comments: