18.11.08

Erva do Rato


Do brasileiro Julio Bressante. Com Selton Mello e Alessandra Negrini Segundo dizem é levemente inspirado nos contos "A Causa Secreta" e "Um Esqueleto" de Machado de Assis, mas achei uma bomba. Um dos piores filmes que já vi na vida. Um filme totalmente ridículo e por incrível que pareça a sala estava lotada e eu tive que sentar no chão junto com várias pessoas. Algumas se levantaram e foram embora na metade, assim como eu. Incrível como alguém é capaz de filmar uma coisa ridícula assim e ainda exibir num festival. Ouvi comentários de expectadores nas filas e aparentemente todos detestaram. E olhe que Selton Melo participou de ótimos filmes do cinema nacional como Meu Nome não é Jonnhy, Auto da Compadecida, Lavoura Arcaica...E Julio Bressante dirigiu Matou a Família e foi ao Cinema. Acho que nesse filme a pessoa que sai da sala de projeção fica tão arrasada que é capaz de sair do cinema e matar a família. O crítico da Folha Pedro Butcher avaliou o filme como bom e eu não entendo mais nada. O filme traz apenas dois personagens sem nome, quase todo o tempo confinados em uma casa. Um homem e uma mulher se conhecem no cemitério e passam a viver juntos. Ele fotografa a mulher obssessivamente, até que um rato começa a roer as fotos. A partir daí, capturá-lo passa a ser sua nova obsessão. O rato é pego, torturado e morto, mas a mulher, que já vinha dando sinais de que estava doente, também morre. A obsessão do homem, porém, permanece, e agora só lhe resta fotografar um esqueleto.

No comments: