18.11.08

Rescaldo da Mostra


Retorno da 32ª Mostra de Cinema de São Paulo, meu destino de férias há 10 outubros, esgotado por 40 filmes em 15 dias. Próximo do meu recorde de 50.

Comento, brevemente, a maioria dos que vi, mas uma das características de uma Mostra como a de São Paulo, com mais de 400 opções de filmes, é exatamente o sofrimento que é tentar ver o máximo dos melhores sabendo que não se conseguirá assistir a sequer 1/6 das opções.

Os filmes são exibidos em 25 salas de cinema e espaços espalhados pela cidade de São Paulo. Cada filme é exibido quatro vezes em horários e locais diferentes para permitir que todos tenham oportunidade de vê-lo. Alguns são exibidos gratuitamente, outros dão a chance de bater papo com diretores convidados. Neste ano vi um filme em que o cineasta Win Wenders, um dos homenageados dessa Mostra, estava e fez a apresentação do longa. Vi também um filme em que ao final houve debate com o diretor Bruno Barreto, e o ator principal do filme Ultima Parada 171, mediado por Gilberto Dimenstein.

Há diversos casos em que os ingressos se esgotam antes, mesmo ficando uma hora numa fila. Elas se formam 1 hora antes da abertura da bilheteria que por sua vez é aberta 1 hora antes da primeira sessão do dia. Significa que mesmo chegando cedo seu lugar pode não estar garantido, pois muita gente compra ingressos pela internet e parte dos assentos é reservada para quem compra o passaporte com direito a 20 ou 40 filmes ou o passaporte integral que deixa você ver quantos você quiser.

Tenho que dar uma idéia de como é esse universo da Mostra. Parece ser um universo à parte, pois as pessoas que participam vivem intensamente. Você se acostuma a ver as mesmas pessoas das mostras anteriores e nas filas vemos as mesmas caras depois de algum tempo. A maioria das pessoas prefere aqueles filmes que não estão programados para entrar no circuito, pois dá para saber com antecedência a programação dos próximos meses. E dá também para saber quais os que vão demorar para entrar quando no guia da Mostra aparece a inscrição (legenda eletrônica) e a gente sabe que o filme não foi legendado ainda pois a legenda eletrônica é colocada na sala de projeção durante a exibição, muitas vezes o filme tem legenda em inglês ou outra língua e legenda eletrônica em português.

No comments: