27.9.07

Isto não é uma tese


Não! Tese, não é! Talvez uma hipótese, uma obsessão, vá lá! Quem dera atingisse o nível de aprofundamento que a perfeição em forma de texto, tipo: “Não esqueça a minha caloi” ou “compre batom! compre batom!”, slogans que quem está em torno dos 40 deve, obrigatoriamente, conhecer....mas, je divague...

Falava de hipótese. Pois bem, a minha hipótese, que carece de qualquer comprovação científica, pressupostos epistemológicos ou consistência lógica, é a de que Dona Canô é uma invenção da mente de Caetano Veloso.

Parece uma frase de impacto não é? Mas, como em toda boa teoria de conspiração, há mais perguntas do que respostas. Relembrando: isto não é uma tese, mas uma obsessão.

Pergunta: Quem não nasceu em Santo Amaro da Purificação, não tem sobrenome Veloso nem namorou/casou/dormiu/cantou/tocou/fumou/bebeu ou comeu moqueca com um dos muitos Velosos, por que precisa ser bombardeado com informações completamente irrelevantes sobre a criatura Dona Canô?

Para qualquer leonino, a fama que Caetano possui já seria suficiente. Só que leoninos têm o péssimo hábito da generosidade. Isso não é divulgado. Costuma-se criticar leoninos pela sua vaidade, mas quem consultar qualquer bom horóscopo vai encontrar lá, como característica do leonino a generosidade.

Então aqui temos a primeira parte da teia da conspiração. Caetano é tão generoso em sua vaidade que precisa despejar sua fama excessiva sobre a mãe, Canô? Pausa para explicar as terminologias utilizadas nessa conspiração. Canô existe sim. A mãe de Caetano e Bethânia, bem entendidos. Já Dona Canô são outros quinhentos. Repito: é uma criação de Caetano.

Dona Canô seria uma criatura nascida do profundo complexo de Édipo de Caetano. Acompanhe meu raciocínio conspiratório: Quando você ouviu falar na criatura Canô pela primeira vez? Seria em 1986 quando Caetano dirigiu Cinema Falado? Seu filme experimental muito falado e pouco assistido? Ali Canô já dava as caras velhas (aparentemente ela sempre foi velha) debaixo das asas do filho famoso. Mas, convenhamos, para Caetano não era suficiente, a velha precisava de mais apelo popular. E cinema brasileiro, ainda mais experimental, não renderia a fama de que ele precisava.


Em 1978 ele lançara o LP Muito, em cuja capa branca via-se um círculo azul com a foto de Caetano deitado no colo na mãe. Meio Édipo meio Pietá. E o que se diz da letra de Jenipapo Absoluto, do disco Estrangeiro, de 1989?: “Tudo são trechos que escuto: vêm dela / Pois minha mãe é minha voz”. No mesmo ano, ele escreveu para a Mana Bethânia cantar a música Reconvexo cujos versos pergunta: “Quem não rezou a novena de Dona Canô?”. Mas como a letra da canção prendia a velha Canô em rimas como “suingue de Henri Salvador/ Olodum balançando o Pelô/ risada de Andy Warhol/ mendigo Joãozinho Beija-Flor/elegância sutil de Bobô”, a velha senhora ficou ali, meio perdida entre Pelô e Bobô. Fama, fama ainda não estava garantida, mas, de qualquer modo, já dava para a pessoa sentir que se perdeu a tal novena canônica teve ter perdido uma bela de uma farra. Pelo menos a ela acompanhavam as palavras suingue, balançando, risada, elegância sutil....que novena essa deve ser....


Mas aí Caetano, persistente, escreveu, em 1997, seu livro Verdade Tropical. Livro pouco lido (eu li), mas que dá certo charme espinafrar, como, de resto, dá charme criticar Caetano que debocha dos críticos porque além não atingirem sua capacidade intelectual, ninguém além dele e Canô, sabe dançar aquela dancinha, com as costas de uma das mãos na cintura, corpo arqueado para frente e passinhos miudinhos para trás: a Canô dance.


Voltando ao livro que poucos leram, Caetano narrava ali a frase que a mãe teria dito referindo-se a Gilberto Gil: “Caetano, venha ver aquele preto que você gosta”. Tal frase e sua velha autora continuariam no ostracismo santamarense e Canô não seria alvo de romarias e promessas se Caetano, novamente achando que cinema, música e livro não eram suficientes para aplacar a sua culpa/fama edipiana, fez em 1998 seu cd/show/dvd Prenda Minha.


A indústria cultural é um novelo sem fim. Devidamente desenrolado gera famas e fortunas. Em um momento do cd/show/dvd, dramaticamente, Caetano abre o próprio livro Verdade Tropical e lê textualmente: “Lembro com muito gosto o modo como ela se referia a ele. Pelo menos ela o fez uma vez e isso ficou marcado muito fundo dizendo Caetano, Venha ver aquele preto que você gosta....”


Eu estava no TCA e assisti a este show. Vi a platéia aplaudir cada gesto de Caetano, como o simples ato de ele pegar o próprio livro...aplausos....abrir o estojo de óculos, ajeitar os óculos no rosto...aplausos.... fechar o estojo com certa afetação e um clic amplificado pelos microfones....aplausos para o clic....Caetano precisava desesperadamente derramar sua fama sobre a mãe. Um espírito em busca de um corpo para ungir, uma idéia vagando em busca de uma antena para reverberar. O filho gemia em plena ribalta: incensem minha mãe!!!


Até que atenderam suas preces. Neguinho do Samba entendeu o recado e compôs para Daniela Mercury gravar nos últimos anos daquele milênio: “Dona Canô chamou, eu vou Dona Canô chamou, eu já me vou Dona Cano”. A música, ótima, pega mesmo, principalmente devido à voz privilegiada de Daniela e ao arranjo percursivo do genial Neguinho do Samba. Pronto. Era a senha.


Dona Canô levanta e anda! Deixa definitivamente os bastidores e vem à boca de cena cercada de pompa e circunstância. ACM, nos seus tempos de vivo, pedia-lhe a bênção, hoje isso já é uma cláusula pétrea. Cerca-a a entourage, a criadagem de iaiá e as rodrigas. Canô não anda, desfila. Claudica e a cada claudicar velhas, menos velhas, estão ali para ampará-la numa queda que nunca chega. Cada frase que diz é ouvida com uma pausa reverente, como um pronunciamento repleto de significados sapientíssimos. Se ela diz: “Eu gosto de moqueca de tainha”, logo reina um silêncio denso. Lábios se franzem, cabeças balançam. Todos se calam em respeito. Canô sabe o efeito que causa. Se algo não lhe falta é lucidez. Caetano criou um monstro.


Minha teoria da conspiração iria adiante se eu fosse analisar o papel dos demais filhos, netos e agregados, mas eu não terminaria jamais....A mulher já fez 100 anos, foi canonizada em vida, o que é que eu quero mais falando dessa velha e da sua família folgazã?

8 comments:

danilo said...

Oi Luiz, o texto tá engracadíssimo. Adorei a "Canô dance". Concordo com a sua opinião, que ela se transformou em celebridade por causa dos filhos. Outro dia mesmo li uma entrevista com ela na Trip. Eu acho que ela mantém uma certa simpatia por conta da simplicidade. E ela também realiza ações e empresta a sua imagem para vários trabalhos sociais que ocorrem em Santo Amaro. Só por isso já ganha a minha simpatia. Abraços.

Anonymous said...

E Dona Canô permanece entre o Pelô é o Bobô... :O

Texto incrivelmente divertido.

Anonymous said...

muito legal, eu já tinha dito que gostava deste texto, mas não posso deixar de observar o preconceituoso "velha" no final. acho que tomei as dores (hahaha)
d. cano existe, sim, e ainda faz propaganda do banco do brasil...
pooode??
bjs dani

André Fernando de Lima said...

tá maluco? LP Muito de 1988?! vá te catar, Zé Ruela.

Chacais Sempre Espreitam said...

Por um erro de digitação postei que o LP Muito foi lançado em 1988 em vez de 1978 que é o correto. Já foi alterado o erro. Zé Ruela agradece os delicados comentários do leitor André Fernando de Lima e informa que, por enquanto, está seguindo à risca a receita dos remédios do psiquiatra.

Unknown said...

Captain, texto muito inteligente sem perder o bom humor. Divertido! Penso que o debate, a prática da dialética é algo bastante enriquecedor. Um exercício da liberdade de expressão e da democracia. Vc está prestando um serviço ao postar este texto num momento em que todos, INCLUSIVE EU, se põem a prantear a morte da mãe de Mabel. Bem, eu gostava de Dona Canô. Mas eu a conheci e ela foi um "voinha" comigo. Então já é outra história. De qq forma ela tinha lá o seu carisma. Antes de Caetano virar Caetano e Bethania virar Bethania, em Santo Amaro, eles eram nada mais, nada menos do que os filhos de Canô e Zeca. A familia de minha mãe é de Cachoeira, cidade irmã de Santo Amaro da Purificação. Então os primos dela conviveram com os Velloso. Dona Canô sempre foi festeira, sempre inventava uma manifestação artística, auto disso, auto daquilo, as novenas celebrizadas em "Reconvexo", etc. O que quero dizer é que ela tinha lá o seu carisma. Caetano deu o seu empurrãozinho. Ou empurrãozão se vc preferir. Mas ela não virou mania nacional SÓ por causa dos filhos. Na minha humilde opinião, ela teve seu mérito.
Ah, sim! A Canô dance? Vc sabe que é típica do Recôncavo! Em Cachoeira tb tem! E eu, que nunca participei de uma roda de samba, sei dançar direitinho do jeito que vc descreveu!rsrs.
Um beijão! E rogai por nós!

Maria Salete Librelato Massuchetti said...

No dia que anunciaram a morte de Dona Canô, lembrei de você imediatamente, coisa de segundos, todos os meus neurônios percorreram a história, os texto e veio a mente. Você.Fiquei esperando a santificação, mas como o Papa ainda não veio ao Brasil, também não houve. Beijos

Anonymous said...

Sou Português, e tenho a comentar relativamente ao que escreve sobre o Caetano Veloso, que aqui em Portugal também alguém já escreveu, que o ' José Saramago só decidiu escrever porque queria ser famoso' ... o seu texto está ao mesmo nível. Os medíocres correm na audácia triste de serem nada. A sua 'construção' projecta o seu 'eu'. Reflicta sobre sua educação, sobre sua família e sobre o vazio a preencher.