31.12.20

LEITURAS DE OUTUBRO A DEZEMBRO

Li 61 livros em 2020. Não bati meu recorde de 2019 (68 livros). Em 2018 foram 40.

Em 2020 foram 22 lidos de Janeiro até Maio; 18 de Junho a Setembro; e 21 lidos de Outubro a Dezembro.  Publiquei em dois posts os títulos até Setembro. Aqui vão agora os últimos do ano.

1 - SAPIENS – Segundo livro que li do badalado escritor israelense Yuval Harari após “21 Lições para o Século 21”. Este é um seus best selles com quase 500 mil exemplares vendidos, o que tornou Harari um fenômeno. Aqui um debate sobre o que fez nossa espécie subjugar as demais, capaz de criar obras de arte e avanços científicos enquanto gerou terríveis guerras. Ele explica porque o capitalismo é a mais bem-sucedida religião, o imperialismo é o sistema político mais lucrativo e porque não somos mais felizes hoje do que antigamente.

 

2 - HOMO DEUS – Instigado pelo livro anterior, li o livro seguinte de Yuval Harari em que ele combina ciência, história e filosofia para entender nosso destino e os próximos passos da evolução humana além de entender quais caminhos tomamos para chegar onde estamos. “No século 18, Maria Antonieta aconselhou os pobres a comerem brioche. Hoje eles seguem seu conselho e se os ricos de Beverly Hills comem salada com tofu, nos cortiços e guetos se empanturram de bolinhos recheados, salgadinhos artificiais, hambúrgueres e pizzas. ”

 

3 - O HOMEM DO CASTELO ALTO – Este premiado livro de Philip K. Dick gerou uma série de tv já com quatro temporadas. Vários livros do autor já foram adaptados para o cinema como Blade Runner, O Vingador do Futuro e Minority Report. Nesta distopia, estamos em 1962, os EUA perderam a 2ª Guerra Mundial e os nazistas e japoneses dividem os Estados Unidos. Há diferenças entre livro e série. Apesar de muito elogiado, nem livro nem série me agradaram muito. 

 

4 - WILD CARDS 8 - LUTA DE VALETES – Na sequência de Wild Cards, incrível série de realidade alternativa. Editada  por  George R. R. Martin, acompanhamos o caos se instalar em Manhattan, quando aparecem os Saltadores, gangue com integrantes que transferem suas mentes a outros corpos. A série tem mais de 120 personagens e aqui conhecemos melhor alguns deles, o que não pode ser aprofundada nos livros anteriores como Estranheza, uma espécie de coringa monstro fortíssimo formado pela fusão de dois homens e uma mulher que estavam em uma relação sexual a três quando o vírus carta selvagem os contaminou.

 

5 - WILD CARDS 9 - GUERRA AOS CURINGAS – Até agora este foi o último volume da saga lançado no Brasil (a série tem mais de 20 volumes). Acompanhamos os conflitos criados pela gang do violento Blaise e seus saltadores, e Bomba, um coringa disforme que se alimenta de matéria orgânica em decomposição (com tubos de esgoto ligados ao seu corpo gigantesco para alimentá-lo continuamente). Bomba governa Ellis Island em Nova York e luta pelos direitos dos curingas. Vários personagens queridos da saga morrem neste volume e outros tantos têm destinos surpreendentes.

 

6 - IMPERIUM - Primeiro volume da Trilogia de Cícero, romance histórico do autor inglês Robert Harris (mais famoso pelos livros Pompeia e O Fantasma)
, é focado na figura do futuro senador e cônsul romano Marco Túlio Cícero. Narrado pelo seu escravo e biógrafo Tiro, introduz o talento extraordinário de advogado e orador Cícero. Com incrível verossimilhança, o livro nos conduz ao violento e traiçoeiro mundo da política romana. No primeiro volume vamos acompanhar os primeiros passos de Cícero ao defende uma vítima do corrupto e poderosos Verres, governador da Sicília.

 

7 - LUSTRUM - Segundo romance da Trilogia de Cícero, foca no período em que a República de Roma está expandindo sua influência pelo mundo. Vários homens lutam pelo poder, entre eles Cícero, o poderoso cônsul; César, seu jovem e cruel rival; Pompeu, o principal general; Catão, um político fanático; e o psicopata Catilina. Cícero precisa usar toda a sua astúcia para evitar que Roma mergulhe em uma ditadura. Aqui temos César eleito cônsul e sua polêmica proposta populista de reforma agrária nas terras públicas para legionários e pobres de Roma e a instalação do triunvirato César, Pompeu e Crasso.

 

8 - DICTATOR – Terceiro volume da trilogia mostra Cícero, com 48 anos, o maior orador de sua época, exilado e sem poder político. A única maneira de retornar a Roma é apoiando seu inimigo Júlio César se aproveitando da sua astúcia e habilidade retórica. Mas a união dos seus inimigos levará o notável senador à ruína. Cícero entrou para a História como um orador brilhante e um adversário temido pelos poderosos. Fez alianças e tramou contra homens inescrupulosos, o que o tornou um tipo de herói atemporal.

 

9 - MEMÓRIAS DO SUBSOLO
Otto Maria Carpeaux disse que Dostoiévski é o mais poderoso escritor do século XIX; ou do século XX, pois sua obra é o marco entre dois séculos de literatura. Aqui temos uma obra-prima, uma pequena e sombria novela que traz temas da fase madura de Dostoiévski. Seu protagonista, um funcionário que vive no subsolo de um edifício em São Petersburgo, expõe a sua visão de mundo num discurso explosivo. Já tem início com a frase: “Sou um homem doente…Um homem mau. Um homem desagradável”. 

 

10 - COM SANGUE – Dos quase 80 livros de Stephen King, 12 volumes são de contos e este é o mais recente lançado. O mestre do suspense aborda temas como amor, amizade, talento e justiça e suas deturpações em quatro contos com protagonistas, como sempre, complexos, com suas vidas comuns transformadas por elementos inexplicáveis. Num dos contos temos de volta a estranha detetive Holly Gibney, personagem intrigante do livro Outsider e da trilogia Mr. Mercedes.

 

11 - A DANÇA DA MORTE- Foram quase 1.250 páginas para vencer esse calhamaço de Stephen King sobre um vírus que mata 99% da população, destruindo instituições e gerando o caos. Os sobreviventes se dividem nos clássicos lados do bem e do mal. De um lado a frágil Mãe Abigail, de 108 anos. Do outro, o mal incorporado pelo terrível Randall Flagg, personagem também da saga A Torre Negra, de King, considerado um dos maiores vilões do autor. Há uma série na Amazon Prime com Whoopi Goldberg num dos papéis principais. Li com muita voracidade, mas achei excessivamente arrastado e com um final ao mesmo tempo preguiçoso e caudaloso, apesar da aparente contradição entre esses dois termos.

 

12-PRIMEIRO AMOR - Obra magistral de Ivan Turguêniev, autor do clássico Pais e Filhos que ainda não li e foi considerado o primeiro divulgador da literatura russa no Ocidente. A história é contada a um grupo de amigos por Vladímir Petróvitch sobre sua paixão de infância por uma exuberante Zinaida, filha de sua vizinha que usa a atração que exerce em vários homens para manipular as armas de sedução. O autor era publicamente admirado por escritores como Henry James e Gustave Flaubert.

 

13 - LADY MACBETH DO DISTRITO DE MTZENSK – O primeiro livro que li do russo Nikolai Leskov e considerada sua obra-prima. O autor era contemporâneo de Dostoiévski e Tolstói, tido como grande retratista dos costumes e da alma de seu povo. Nesta impressionante narrativa, acompanhamos a transformação de Catierina Lvovna, jovem e entediada esposa de um velho comerciante, em uma cruel assassina. Inspirada na história de uma das maiores vilãs da literatura, da peça Macbeth de Shakespeare.

 

14 - PÁSSARO DA TEMPESTADE - Primeiro volume da série sobre a Guerra das Rosas, do britânico Conn Iggulden. Acompanhamos o rei Henrique VI alçado ao trono da Inglaterra com o reino abalado pela saúde frágil e que decide se casar com uma nobre francesa para selar o armistício com a França pondo fim à Guerra dos Cem Anos. O acordo gera forte oposição de Ricardo Plantageneta, duque de York, que planeja destronar o rei e ocupar seu lugar. É o início de um período sangrento na Inglaterra, uma guerra civil com alianças e traições com vívidas descrições de batalhas que parecem ficção de tão ferozes e intrincadas, mas que foram reais.

 

15 - TRINDADE – O volume 2 da saga de quatro livros sobre a Guerra das Rosas volta a mostrar batalhas sangrentas e mostra que o duque de York assumiu o poder como protetor do reino após prender o rei Henrique VI. Com os condes de Salisbury e de Warwick, ele forma uma trindade com poder inigualável. A figura mais notável é a rainha Margarida de Anjou, que conduz batalhas sangrentas pelo poder e retorno do rei fazendo alianças quase impossíveis.

 

16-HERANÇA DE SANGUE- Terceiro volume da série Guerra das Rosas retrata a vitória do exército da rainha Margarida de Anjou e do rei Henrique VI contra os Yorks, mas com a morte do duque de York, seu filho invade Londres e se coroa rei como Eduardo IV, o primeiro da dinastia York. Há uma reviravolta que parece um romance de ficção se não fosse de fato História, quando a ambiciosa esposa do rei o joga contra os antigos nobres aliados Neville. O que se segue é a prisão de Eduardo e a Inglaterra se vê com dois reis no cativeiro. Há um quarto volume da série: A ascensão dos Tudors, mas ainda não li.

 

17-UMA CIDADEZINHA DISTANTE – Um livrinho da talentosa e premiada poeta americana Elizabeth Bishop, que viveu 15 anos no Brasil e traduziu o célebre volume de memórias de Helena Morley, Vida de Menina, também já adaptado para o cinema. Aqui Bishop narra sua viagem a Diamantina, Minas Gerais para conhecer de perto o cenário do livro que traduziu e tornou um sucesso internacional, revelando o olhar original de uma estrangeira que observou como ninguém o Brasil, nossos costumes e tradições.

 

18- MR MERCEDES – No primeiro volume da trilogia Bill Hodges, o mestre do terror Stephen King conta a história de um psicopata que atropela e mata diversas pessoas com um Mercedes roubado. Meses depois, o detetive agora aposentado Bill Hodges, atormentado pelo fracasso na resolução do caso, recebe uma carta de alguém que assume ser o Assassino do Mercedes. Hodges passa a investigar o crime novamente e acompanhamos uma caçada ao assassino. A série foi adaptada para a Amazon Prime com três temporadas.

19- ACHADOS E PERDIDOS
- Segundo volume da trilogia anterior. O trio Jerome, Holly e Bill Hodges enfrentam o assassino Morris Bellamy que matou o recluso escritor consagrado John Rothstein. Após roubar seus cadernos com produções inéditas do escritor, esconde-os antes de ser preso por outro crime. Décadas depois, um garoto de 13 anos encontra o tesouro enterrado. Morris sai da prisão, depois de 35 anos e busca vingança. Devorei o livro de 350 páginas em três dias para poder assistir às duas últimas temporadas da série e ler o volume três: Último Turno.

20 - O RETRATO
Nikolai Gogol é um dos autores mais admirados da literatura russa, combinando fantasia, realidade e toques de humor. Esta curta novela conta a história de um estranho quadro que desperta a perversidade e os piores sentimentos em todos os que entram em contato com ele . O pintor Tchartkov compra o estranho quadro com a imagem de um velho, pintado com grande talento. Com o tempo, o pintor passa a ter estranhas sensações e sonhos de horror. Na segunda parte, conhecemos a história do quadro misterioso, o homem pintado e quem o pintou. Este é o quarto livro que li de Gogol depois de Almas Mortas, O Capote e O Diário de um Louco.

21- A ÁRVORE DE NATAL DE CRISTO - 
Escrita muito breve do autor russo Fiódor Dostoievski, considerado um dos mestres da literatura mundial e um dos escritores mais instigantes da literatura. A história é simples, mas profunda, sobre um menino e sua mãe, mortos de fome, frio e mergulhados em imensas necessidades em pleno Natal na Rússia. Conhecido por seu niilismo e personagens imersos em culpa e angústia psicológica, o autor tem forte mensagem embutida no enfrentamento da miséria por uma criança pobre.

No comments: