4.11.19

Livros de Junho a Setembro


Aqui estão os  17 livros lidos neste ano de Junho a Setembro

Este ano foram lidos 27 livros de Janeiro a Maio, lista já publicada aqui no blog

E 17 livros de Junho a Setembro totalizando 44 nos 9 primeiros meses deste ano.

Já bati a marca do ano passado quando li 40 livros em todo ano de 2018.

Quero agora bater os 52, o que me dará um média de 1 livro por semana no ano. 

Os últimos estão na ordem em que aparecem na ilustração acima e na lista abaixo

A FERA NA SELVA- Considerada uma das melhores obras de Henry James, conta a história de um casal de amigos que atravessam todo o livro, durante anos, debatendo uma questão apenas: a expectativa dele de que alguma coisa extraordinária iria lhe acontecer. As últimas linhas são tidas como um dos finais mais impactantes da literatura.

DOM QUIXOTE – A obra mais importante da literatura espanhola, eleita a melhor obra de ficção de todos os tempos, por anos esteve na minha estante esperando uma chance. Finalmente nos encontramos pelas suas quase 1.300 páginas escritas há 414 anos. Viajar com o Cavaleiro da Triste Figura pela Espanha, acompanhado do escudeiro Sancho Pança, enfrentando moinhos de vento em busca de aventuras é um verdadeiro privilégio.

WILD CARDS-VOLUME 2- Contos de ficção organizada por George R. R. Martin dando continuidade aos personagens da série iniciada no volume anterior quando um vírus contamina parte da população dotando alguns dos sobreviventes com poderes especiais ou defeitos físicos horrendos.

SÓ GAROTOS – Primeiro livro de memórias da cantora punk Patti Smith sobre seu relacionamento com Robert Mapplethorpe. Foi o livro de nãoficção vencedor do National Book Award em 2010.

DUNA - A CASA HARKONNEN –Segundo volume da série “Prelúdios de Duna”, ambientado no universo criado por Frank Herbert em seis volumes. Após a morte de Frank, seu filho Brian deu continuidade à história com as séries Prelúdios e Legends (mais 6 volumes). Neste livro acompanhamos a evolução da doença do barão Harkonnen, explicada no livro anterior, “A Casa Atreides”, além das maldades de Rabban, “a besta”, e o desenvolvimento de importantes personagens. O terceiro livro, “A Casa Corrino”, ainda não foi traduzido para o Português.

A DAMA DO CACHORRINHO- Conto de 1899 e dos mais conhecidos de Anton Thekhov, narra a história de um adultério entre um banqueiro russo e uma jovem que ele conhece durante as férias no litoral. Em uma carta para Thekhov, o escritor Maximo Górki escreveu: “A sua dama causou-me tamanha impressão que, apenas a conheci, quis trair minha mulher, sofrer, brigar etc.”

GENTE POBRE – O primeiro romance Dostoiévski, publicado de modo epistolar quando ele tinha 25 anos, gerou frisson nos círculos literários da época pela sua abordagem de acordo com a “escola natural”, corrente do realismo russo. O livro conta a história de um funcionário público de baixo escalão e uma jovem órfã. Por meio das suas cartas, percebe-se a pobreza material dos personagens em contraste com a nobreza dos sentimentos.

MAPPLETHORPE – Após ler Só Garotos, quis me aprofundar na vida do fotógrafo Robert Mapplethorpe. Nessa biografia, a autora Patricia Morrissoe nos envolve na vida de um dos mais controvertidos artistas contemporâneos, que por quase 30 anos fotografou personalidades. Famoso e rico devido às fotografias com temática explicitamente sexual e sua obsessão pelo submundo de Nova York, o artista contraiu o vírus da AIDS, morrendo em 1989, aos 42 anos.

A PIRÂMIDE – Livro do albanês Ismail Kadaré que narra a saga da construção da imensa pirâmide de Quéops. Uma metáfora do paradoxo simbólico da pirâmide que representa o poder absoluto do faraó e também seu túmulo. A construção esmaga os que carregam suas pedras gigantes e obriga os construtores ao segredo sobre a construção. Terceiro livro de Kadaré que li após Abril Despedaçado e Dossiê H. O autor foi nomeado várias vezes para o Nobel da Literatura e recebeu os prêmios Man Booker e Príncipe de Astúrias.

CARRIE, A ESTRANHA – O primeiro livro publicado por Stephen King em 1974 e que já teve três adaptações para o cinema. Quem só conhece a versão das telas vai se surpreender com a narrativa do livro que usa de modo fictício documentos, trechos de livros e notícias de jornais para dar verossimilhança a história da adolescente Carietta e sua mãe fanática religiosa. Carrie, como vários personagens de King, sofre o diabo antes de protagonizar uma carnificina.

NOSFERATU – Se Stephen King é o rei das histórias de terror adaptadas para as telas, seu filho Jo Hill segue o mesmo caminho. Autor de mais de 10 obras de ficção, este livro também virou uma série de TV. Jo Hill  segue sabiamente os passos do pai e constrói também um universo alternativo próprio de terror nos moldes dos de King.

A ESTRELA DE LANCASTER – Este é o 11º volume da série de Jean Plaidy A Saga dos Plantagenetas e neste livro acompanhamos a chegada ao poder do rei, Henrique V, herói conquistador da batalha de Agincourt que deixou a França de joelhos.

CORIOLANO – Tragédia de William Shakespeare escrita em 1608 conta a história do general romano Caio Márcio que derrotou a cidade de Corioli, mas se tornou odiado entre os próprios romanos. Banido pelo seu povo, ele se refugiou justamente entre os inimigos quando, vítima do ressentimento e pelo desejo de vingança, sitiou Roma, mas foi morto pela multidão. Há uma excelente versão para o cinema com o ator Ralph Fiennes no papel título e no elenco Gerard Butler e Vanessa Redgrave.

A REPÚBLICA – Uma das obras máximas da filosofia. Temos aqui um dos famosos diálogos socráticos que tentam reproduzir as conversas de Sócrates com seus discípulos. Sócrates não deixou nenhum trabalho escrito e as obras de Platão são os únicos elementos de acesso ao método socrático. O livro foi escrito cerca de 350 anos antes de Cristo e é uma exuberância filosófica. Não foi uma leitura fácil.

O HOMEM QUE AMAVA OS CACHORROS - O comentário sobre este livro está em um post específico sobre ele neste blog.

A CASA DA DOR – Mais um livro policial do ótimo autor norueguês Jo Nesbo com o detetive alcoólatra Harry Hole. É o 7º livro de Nesbo que leio. É uma sequência de Garganta Vermelha e precede A Estrela do Diabo. Aqui o detetive investiga um assalto a banco em Oslo enquanto luta contra o alcoolismo e o assassinato de uma ex-namorada. Harry Hole como sempre está na beira do fundo do poço.

O TALISMÃ- Calhamaço de quase mil páginas escrito por Stephen King e Peter Straub que acompanha a aventura de um garoto de 12 anos em uma jornada assustadora em busca de um talismã que irá salvar a vida de sua mãe. Ele atravessa os Estados Unidos e enfrenta inúmeros riscos de vida, perseguido por um dos maiores vilões criados de King. Não bastasse isso, ele tem que “saltar” entre dois universos, um deles uma região mítica conhecida como os Territórios, habitado por "Duplos", de pessoas da Terra.



1 comment:

dm said...

Não consigo ler 10 em um ano inteiro!!!
Qual o seu segredo?