6.9.12

Joias orientais nas locadoras



As locadoras de DVD possuem vários tesouros escondidos nas suas prateleiras. Na verdade, essas preciosidades não estão exatamente escondidas, já que estão bem visíveis, ao lado de milhares de filmes de praticamente todos os gêneros. Destaco 11 joias que fazem parte do meu gosto pessoal. Nem todos são do agrado da maioria mas, se eu fosse você, tentaria dar uma chance e ver a beleza desses filmes. São joias do leste. 11 belíssimos filmes de diretores orientais.


Quatro diamantes lapidados de Hong Kong- O diretor Wong Kar-Wai é, definitivamente, meu cineasta preferido. Pouco reconhecido no Brasil, suas obras são repletas de poesia, lirismo, beleza e desencanto. Quase sempre tratando dos dramas do amor, as locadoras têm do diretor ao menos quatro joias.

Amor à Flor da Pele -  Um editor de jornal descobre que sua esposa tem um caso com o marido de uma vizinha. Após o choque, o casal traído acaba se envolvendo emocionalmente em um crescendo de lirismo. Uma delicadeza extrema, uma trilha sonora arrebatadora e uma câmera lenta que é a mais fina poesia cinematográfica.
Felizes Juntos é um belíssimo road movie em que dois homens chineses procuram na cidade de Buenos Aires uma redenção, uma esperança para o fim do seu relacionamento amoroso, para o fim do afeto e da paixão que os unira em algum momento. Trilha sonora repleta de tangos de Astor Piazzolla e Frank Zapa e a marca registrada do diretor, uma câmara lenta encantadora. Uma curiosidade é a voz melodiosa de Caetano Veloso subitamente com a canção Cucurucucu Paloma.
Cinzas do Passado – Mais uma vez Kar-Wai conta histórias de amor não correspondido. Fala sobre como se pode perder chances na vida e o sonho de querer recuperar essas chances perdidas. A crítica é unânime em considerá-lo uma obra de narrativa genial sobre um espadachim que ganha a vida contratando assassinos de aluguel. Impiedoso e cínico, seu coração há muito tem sido ferido por um amor que ele negligenciou e perdeu. Sua solidão é a memória. Fotografia deslumbrante e imagens arrebatadoras.
Um Beijo Roubado foi o primeiro filme de Kar-Wai rodado nos Estados Unidos com elenco americano. Ao contrário dos três acima citados e de outros filmes do diretor de Hong Kong, não tem a participação do seu ator fetiche Tony Leung. Aqui vemos Jude Law, Norah Jones e Natalie Portman envolvidos novamente na obsessão suprema do diretor, a paixão, a desilusão e a busca permanente e incorrigível e do amor. Trilha sonora com canções sublimes interpretadas pela própria cantora e atriz Norah Jones e por belíssimos blues.


Três pérolas da Coréia -  Old Boy, Mr. Vingança e Lady Vingança são três filmes do diretor sul coreano Park Chan-Wook e formam a trilogia da vingança. Películas sofisticadas e visualmente elaboradas com uma visão pessoal, rica, esteticamente única e premiada. Os três filmes foram bastante premiados pelo mundo inteiro, mas no Brasil o diretor ainda é estranhamente esnobado. Os três filmes são ao mesmo tempo líricos e perturbadores, belos e amargos, chocantes e visualmente espetaculares. Veja os três na ordem em que foram produzidos.

Old Boy é um homem que foi sequestrado e é solto após 15 anos preso sem qualquer explicação. Sua vingança deve ser realizada em cinco dias, o tempo que ele tem para capturar seu seqüestrador. Mas as coisas são muito mais complicadas do que ele pensava. O espectador jamais imagina o que o espera.
Mr. Vingança é um surdo-mudo que cuida da irmã que necessita urgentemente de um transplante de rim. Ele é demitido e enganado em uma negociação em que perde o próprio rim Ao seqüestrar a filha do ex-patrão, gera uma espiral de violência e vingança.
Lady Vingança é a jovem de 19 anos presa injustamente pelo assasinato de uma criança. Na prisão ela conquista a confiança das companheiras e prepara sua vingança contra o verdadeiro assassino. Após 13 anos de prisão ela está pronta para colocar seu plano em prática com a ajuda de uma ex-colega de cela.






Três esmeraldas japonesas - Do renomado diretor Takeshi Kitano aqui estão três joias
Dolls conta três histórias diferentes sobre amor eterno: Ligados por uma corda vermelha, um casal jovem vagueia em busca de algo perdido. Um mafioso no final da vida retorna ao parque onde se encontrava no passado com a sua namorada a quem jurou amor eterno. Uma estrela pop desfigurada vê-se surpreendida pela devoção do seu maior fã. Um magnífico filme repleto de simbolismos sobre o amor verdadeiro e o sentido da vida.
Zatoichi conta a história de um império governado pelo medo em que um samurai cego e nômade é a única esperança do povo. Uma resposta aos vários filmes recentes que adotam o estilo chinês de filmar artes marciais em que a beleza estão na agilidade e nos voos impossíveis. Para Kitano, a poesia está na precisão que beira a imobilidade. Até as gotas de sangue das vítimas parecem resistir à gravidade. Kitano reforça aqui o que mostrou em Dolls: seu olhar apurado para a composição e para as cores.
Hana Bi- Fogos de Artifício - O próprio Kitano interpreta um policial cujo melhor amigo foi vítima da máfia e cuja mulher sofre de leucemia. Ele quer vingar o amigo e, ao mesmo tempo, viajar com a mulher para aliviar sua dor. Duelam dentro de si a violência e o lirismo humano. Uma metáfora entre o mundo ideal contra o mundo real. Foi o vencedor do Leão de Ouro de Veneza como melhor filme e recebeu o prêmio da crítica na 21ª Mostra de São Paulo. 

Um rubi chinês
Balzac e a Costureirinha Chinesa - Do diretor Dai Sijie. Dois jovens de 17 anos nos anos 70 da China comandada por Mao Tsé-Tung. Como os seus pais são intelectuais, eles são considerados inimigos do povo e burgueses reacionários sendo encaminhados para um campo de reeducação em uma vila isolada no Tibet. Lá os amigos conhecem uma costureirinha por quem ambos se apaixonam. Os três vão desafiar as regras lendo livros proibidos de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac. Uma ode ao amor, à amizade, à liberdade e à literatura.

No comments: