26.4.09

Primavera em Nova Yorque - I


1º DIA
DOMINGO

Cheguei hoje em Nova Yorque após 10 horas num voo da TAM direto do Rio de Janeiro. Saltando no aeroporto Tom Jobim imaginava esperar duas horas à toa pelo voo internacional, mas dei de cara com meu amigo e ex-colega de Jornalismo Jean Wyllys e passamos essas duas horas conversando como loucos. Ele estava embarcando para Buenos Aires para o lançamento do seu novo livro Tudo ao Mesmo Tempo Agora.

Chegar em Nova Yorque num domingo de páscoa foi bem interessante. Após saltar no aeroporto JFK fui rapidamente liberado pela alfândega. Esperava um pouco mais de dificuldade e ate perguntei para o funcionário da imigração porque tão poucas perguntas mas ele me disse que tinha o registro no seu computador de que era minha quarta vez nos EUA.

3 graus centígrados me esperavam fora do metrô. Não trouxe agasalho para isso e sofri bastante. Mas a vinda até a casa de Allan, onde estou hospedado foi tranquila. Em duas horas estava aqui. Nem esperei para desfazer a mala e seguindo suas orientações corri para a Parada da Páscoa que aconteceu neste domingo. Um evento único.

Eles fecham varias ruas na quinta avenida e saem com dezenas e dezenas de chapéus os mais diferentes e divertidos possíveis. As ruas ficam cheias de gente e todo mundo filmando e fotografando. É a parada da páscoa mais original que já vi e não podia perder isso.

Parecia uma parada gay, mas não e bem uma parada, mas uma confraternização. Sai de frente da Catedral de San Patrick e vai ate o começo do Central Park. Tinha de tudo, todos os tipos de chapéus como jardins floridos de todos os tipos, um homem com um gato vivo no chapéu, coelhos da páscoa, um grupo de 12 amigos e amigas vestidos com faixas cada um representando um mês do ano com um tema diferente para cada mês. O de outubro era como uma festa de Halloween com morcegos e tudo, dezembro era um natal ambulante...Super criativos.

Depois segui a pé para a Frick Collecion que e uma grande mansão que pertenceu a um milionário que enriqueceu explorando seus empregados no século 19. A coleção fica um um museu com um acervo estonteante de pinturas incríveis. Tem Velásquez, Rembrandt, El Greco, Goya...

Depois fui passear no Central Park onde havia uma série de show acontecendo ao mesmo tempo. Como eu tenho um péssimo senso de orientação, me perdi várias vezes.

1 comment:

Manoel pinto said...

Luiz,
Fiz a viagem para Nova York e agradeço pelas inúmeras dicas, foram realmente úteis. Parabéns, continue viajando e postando para os seus leitores.
Abs, Manoel Pinto