29.4.09

Primavera em Nova Yorque - IX


9º DIA
SEGUNDA FEIRA

Esse clima dessa cidade É realmente louco. No sábado fez um sol ótimo, ao ponto de eu sair o dia inteiro de bermuda. Ontem, domingo, fez um pouco de frio, mas não choveu e hoje choveu o dia inteiro com um frio grande. Não sei como ainda não peguei um resfriado.

Domingo foi o dia das compras aqui. Segui a dica de Allan e fui a uma loja enorme que tem na 9ª avenida. Uma loja onde todos os funcionários são judeus e por isso ela não abre no sábado, mas no domingo. A tal loja é gigante mesmo, com tudo que se possa imaginar em termos de computador, fotografia e música. Se a pessoa quiser comprar um estúdio inteiro de fotografia tem lá até o quarto escuro completo para revelação.

Comprei um notebook, um I-pod e um adaptador para o cartão de memória da minha câmera. Assim poderei mandar as fotos por e-mail. Perguntei a um funcionário quantas pessoas trabalham lá e ele me disse que tem dias que tem 500 funcionários. Todos judeus ortodoxos com aqueles cabelinhos trançados dos lados da cabeça e o quipás no cocoruto. E o atendimento e muito bom. Esses caras sabem mesmo ganhar dinheiro.

Hoje, segunda-feira, a maioria dos museus esta fechada, mas o MOMA (Museu de Arte Moderna) está aberto e dediquei a tarde a isso. Primeiro, fui num museu que pertence ao MOMA aqui mesmo no Queens (P.S.1) ao lado da casa do Allan. Esse e um museu muito diferente. Na verdade é todo dedicado à arte contemporânea com diversas salas com exibição de vídeos e fotografias. O prédio tem um estilo muito moderno, com espaços grandes e pátios para exposições de obras gigantescas, dessas bem contemporâneas e é todo revestido de concreto aparente sem pintura por fora e por dentro todo estilo rústico com escadas de ferro que levam aos andares e paredes com grafismos. Paguei apenas R$ 2 dólares

Depois fui ao MOMA mesmo, que fica na 5ª avenida com a Rua 53. Tem uma estação do metrô quase exatamente em frente e não precisei trocar de linha, pois uma das linhas pára quase aqui na frente da casa de Allan.

Depois de museus dedicados a arte medieval, clássica e antiga, foi realmente muito diferente ir a este museu de arte moderna. Já havia estado lá há 9 anos, mas desta vez aproveitei mais, apesar de ter ficado somente 1 hora e não ter dado para explorar todo ele. O MOMA fecha as 5:30 e cheguei lá as 4:30. Estava lotado porque, afinal, os outros museus fecham todos na segunda e todo mundo resolve ir no dia de hoje.

O MOMA tem mais de 100 mil obras de arte moderna. Desde peças de design e esculturas a pinturas e fotografias. Várias exposições diferentes como a de um artista oriental chamado Sam Hsieh. Em uma grande sala a gente vê 365 fotos dele tiradas por um amigo que acompanhou o processo dele de ficar 1 ano inteirinho dentro de uma jaula sem falar com pessoa alguma e sem sair. Tem a jaula onde ele ficou e as fotos desse período. O tal amigo não falava com ele, apenas fotografava e levava comida e recolhia o lixo.

Nas fotos, a gente acompanha o processo todo, o cabelo crescendo, ele tomando banho na jaula...Esse mesmo artista ficou 1 ano inteiro ao ar livre. A experiência consistia em não se abrigar em nenhum lugar coberto nesse tempo todo. E tem uma outra performance dele que consistia em ficar amarrado a uma amiga por 1 ano inteiro também sem falarem um com o outro sem se separaram por sequer 1 minuto em um ano.

Vi diversas obras de Picasso, Diego Rivera, Matisse, Cézane, Van Gogh, Chagal, Andy Warholl, Leger...inúmeras fotografias modernas, uma ala dedicada a arquitetura moderna com maquetes de vários arquitetos famosos como Burle Marx e Frank Llloyd Wright...projetos que eles fizeram que são tão modernos que alguns nem foram executados ainda. Quem gosta de fotografias adoraria o MOMA e também quem gosta de arquitetura, design moderno, desenhos, arte moderna em geral. E cinema? O museu tem uma coleção de mais de 20 mil filmes. Hoje, muitos diretores doam cópias dos seus filmes para o acervo do museu.

Não estou mais dormindo na casa de Allan desde ontem. Ele recebeu dois novos hóspedes e eu me mudei para o apartamento de cima que pertence a um casal bem jovem de gays super simpáticos (Kevin e Chad). Um deles é ator e outro diretor de teatro. Eles têm dois gatos, mas ainda não fiz amizade com os dois bichanos, ao contrario do doberman de Allan, Roland, que ficou meu amigo.O apartamento de cima e bem mais moderno e os donos têm um ótimo gosto para decoração. Tudo é bem mais novo do que no apartamento de Allan.

Descobri que os gatos de Kevin e Chad me odeiam.

No comments: