2.9.12

"Carnaval" no Sul do Chile - Parte 2


Passei quatro noites em Santiago e quatro outras no sul do Chile juntamente com minha mãe e uma prima. Era a segunda vez que as resgatava dos horrores do carnaval baiano.

Na primeira manhã fizemos o clássico city your e fiquei feliz em descobrir que Santiago é uma cidade limpíssima, extremamente organizada, cheia de praças, parques, jardins, museus e igrejas e muita história de um povo educado, hospitaleiro e muito orgulhoso. Fiquei impressionado com a riqueza cultural de um país que já teve dois prêmios Nobel de Literatura (Pablo Neruda e Gabriela Mistral). O Brasil ainda tem zerinho.

Além desses dois importantes escritores, o Chile ainda é a pátria de Isabel Allende e de Violeta Parra, autora da famosa canção Gracias a la Vida. Apesar de exaltar a vida na letra da música, ela se matou em 1967, em razão de problemas amorosos e fracassos artísticos.

Santiago tem o primeiro jornal da América Latina e ainda está em atividade, e também foi a cidade que teve a primeira linha de trem do continente. O país tem taxa de analfabetismo de 3%, desemprego em 7%, inflação de 4% ao ano e salário mínimo de 350 dólares. Chegamos no dia em que acabaram as férias escolares e me chamou a atenção que o fardamento dos estudantes é o mesmo, sejam de escolas públicas ou particulares. Uma forma de evitar qualquer discriminação. Todos os meninos usam gravatas como parte do uniforme. Na foto acima estou ao lado da escultura El Caballo Gordo, a única do escultor colombiano Ferando Botero em Santiago

A cidade sofreu há um ano com um terremoto que deixou milhares de mortos no país. Ainda se vê o resultado do sismo em casas e edifícios com rachaduras e reboco partido. Pelo que nos contaram, pior ainda do que o terremoto foi o tsunami que varreu cidades litorâneas inteiras deixando um rastro de destruição.

Vimos a troca da guarda do Palácio de La Moneda (bombardeado em 1973 quando Pinochet, com apoio norte-americano, derrubou Salvador Allende). Durante a troca da guarda notei que eles têm o cuidado de manter um lixeiro de prontidão com uma pá, uma vassoura e uma lixeira com rodinhas para o caso de os cavalos da guarda defecarem durante a cerimônia.

        Conhecemos o Parque Metropolitano de Santiago, localizado numa grande montanha arborizada, com piscinas públicas, zoológico e muita área de lazer e pistas de corrida. Do alto, tivemos uma visão panorâmica de toda a cidade que se localiza num enorme vale entre a Cordilheira dos Andes e outra cordilheira, a da Costa, que a separa do Oceano Pacífico

No comments: