2.9.12

"Carnaval" no Sul do Chile - Parte 3


Visitamos duas cidades do litoral do Chile: Valparaíso e Viña del Mar. Separadas por apenas uma rua, Valparaíso é tombada pela UNESCO e foi um porto importante no passado, antes da construção do Canal do Panamá, por onde todos os navios que iam do Pacífico para o Atlântico (e vive versa) tinham que parar. Foi muito rica e desenvolvida, mas depois caiu na pobreza e hoje é a cidade com maior índice de desemprego do Chile. Tem certo orgulho do passado, mas é uma cidade de muitos contrastes com um porto depauperado e muitas casas dependuradas e construídas sobre os morros que cercam a costa.

Viña del Mar, por outro lado, apesar de ter a mesma população de Valparaíso, é rica devido aos cassinos e à economia mais aquecida e turística. As duas cidades têm belíssimas vistas uma da outra e da enorme baía que as separa.

Embarcamos para uma pequena cidade turística no sul do Chile: Puerto Varas, localizada à beira do imenso lago Llanquihue, o terceiro maior do continente. Ficamos em um hotel lindo, o Cabañas del Lago, em um quarto grande com uma linda vista para o lago e para o grande vulcão Ozorno, em forma de um cone perfeito com o cume coberto pela neve.

Fizemos um belo passeio até o Lago Esmeralda, cujas águas têm a cor daquela joia e seguimos até o meio do vulcão Ozorno, numa estação de esqui onde almoçamos. Subimos num teleférico, em cadeirinhas dependuradas no vazio, atravessamos as nuvens acima de dois mil metros de altura ladeando toda a encosta de bassalto negro da montanha, de onde apreciamos a mais linda vista da infinita cordilheira que tocava o céu, lagos gigantescos azuis-turquesa e outros vulcões que pontilhavam a paisagem naturalmente mágica.

Em nenhum momento, lembramos de algo de nome Carnaval.  Escapamos de novo!

1 comment:

Unknown said...

Concordo com você: não existe Carnaval melhor do que o que se passa longe de Salvador. Antipática opinião? Fazer o que?