4.11.21

DE VOLTA À MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Após o lapso de um ano por conta da pandemia, estou de volta à Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a 45ª Mostra e a minha 19ª. Comprei a credencial para 30 filmes por R$ 340,00, uma pechincha já que cada filme saiu por pouco mais de R$ 11,00. A inteira custa R$ 24,00 e R$ 30,00 (quinta a domingo). Dos quase 280 filmes disponíveis, vi 33.

Novamente constato que esta é a melhor parte do ano para mim, enfurnado numa sala escura de cinema, saindo de um filme para entrar em outro, me deliciando com películas do mundo inteiro e ainda sendo capaz de me surpreender, enternecer e até ter ânsias de vômito com cenas oriundas das mais diversas partes do mundo. Após tantos anos, ver um filme de países de onde jamais havia visto filmes antes, como neste ano, de Malta e do Quirguistão é sempre uma experiência única.

Aqui estão os que assisti neste ano, não na ordem em que vi, mas na ordem de preferências. Os iranianos como sempre espetaculares.

1- PEGANDO A ESTRADA- O  melhor filme que vi na Mostra. Uma produção iraniana sobre uma família caótica e muito afetuosa que viaja por uma paisagem acidentada. Aos poucos ficamos sabendo para onde eles vão. No banco de trás, o pai está com uma perna quebrada e engessada. A mãe tenta rir ao mesmo tempo em que não consegue conter as lágrimas. O filho mais novo, que rouba o filme, um ator mirim extremamente carismático faz todos rirem no carro. Todos eles estão preocupados com o cachorro doente e irritando uns aos outros. Apenas o misterioso irmão mais velho permanece quieto. A direção exibe ao mesmo tempo com maestria tanto o ambiente claustrofóbico de dentro do carro quanto cenas ao ar livre num campo aberto onde várias situações ocorrem ao mesmo tempo sem que a câmera mude o plano único. Extremamente sensível e emocionante.

2-SEM ESCOLHA – O segundo melhor que vi na Mostra este ano e também um filme do Irã que trata magistralmente dos conflitos e dramas sociais dos pobres daquele país. Golbahar é uma garota de 16 anos vendida pelo namorado marginal a um homem de meia-idade para ter um filho dele. Como ela não engravida, exames médicos são feitos e o casal descobre que as trompas da garota foram ligadas em uma cirurgia sem seu conhecimento, possivelmente resultado de um plano nacional não oficial de controle da crescente população sem-teto no Irã. A busca de Golbahar a levará à ginecologista responsável pela operação através de uma advogada obstinada em um processo judicial cheio de tensão. A direção faz excelentes contrastes das imagens que se passam na rua e as que se passam dentro de prédios públicos ou apartamentos.

3- GREAT FREEDOM- Uma coprodução da Áustria e Alemanha e vencedor do Prêmio do Júri da Seção “Um Certo Olhar do Festival de Cannes”. Na Alemanha do pós-guerra, Hans é constantemente preso por ser homossexual. Devido ao Parágrafo 175 do código penal alemão, que tornava atos homossexuais entre homens um crime, sua liberdade é destruída de forma sistemática. O único relacionamento estável em sua vida será com seu companheiro de cela de longa data, Viktor, um assassino condenado. O que começa como repulsa se transformará em amor. Um filme belo e triste.

4- O MENINO MAIS LINDO DO MUNDO- Documentário perfeito da Suécia. Cinquenta anos após a estreia como pré-adolescente em Morte em Veneza, Björn Andrésen, o antigo astro que interpretou o lendário personagem Tadzio na obra-prima de Luchino Visconti, nos conduz em uma jornada em que memórias pessoais, história do cinema, sucesso e tragédias se confundem, nesta que talvez seja a última tentativa de Björn de finalmente colocar a sua vida de volta nos trilhos.  Os dramas que o jovem ator passou após a retumbante estreia em Morte em Veneza são das coisas mais tristes possíveis e eu que adoro o filme nunca imaginei que isto tivesse acontecido com ele.

5- AO CAIR DO SOL - Com Tim Roth e Charlotte Gainsbourg. A morte da matriarca interrompe as férias da rica família Bennett em Acapulco e os convoca de volta ao Reino Unido, as tensões latentes entre os irmãos descendentes Alice e Neil aumentam e o delicado equilíbrio da família, aparentemente unida, é perturbado de maneira irrevogável. É muito interessante acompanhar o desenvolvimento da trama uma vez que não se sabem as motivações do personagem de Tim Roth para não acompanhar os familiares de volta a Londres e para permanecer em Acapulco, trocando o resort de luxo por um hotel chinfrim e se embriagando sem parar. Ao descobrirmos a razão não há como não considerar a história espetacular. Infelizmente tenho uma antipatia ancestral pela atriz Charlotte Gainsbourg que para mim faz sempre o mesmo papel em todos os filmes.

6- SEM ABAN – Mais um filme do Irã. Aban é um guarda florestal com o casamento programado. Enquanto persegue contrabandistas de madeira, encontra o cadáver de uma garotinha. Todos suspeitam de que ele seja o responsável por essa morte, mas Aban nega. Mesmo assim, admite ter matado uma garota 15 anos atrás numa situação semelhante, enterrando o corpo em segredo. A polícia pede provas ou documentos, mas ele não tem nada para apresentar e o local onde teria enterrado a menina se transformou numa rodovia.

7- UM HERÓI – Produção do Irã e da França que foi Vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes.  Rahim está na prisão por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a reclamação contra o pagamento de parte da quantia. Mas as coisas não saem como o planejado. O filme mostra como uma mentira mesmo que aparentemente com boas intenções e inocente pode gerar outras mentiras maiores e ter consequências dramáticas. Fico sempre de queixo caído com a capacidade do cinema iraniano em ser tão pulsante,  autoral e surpreendente.

8- A PORTA AO LADO – Filme da Alemanha dirigido e estrelado pelo ator Daniel Brühl (de Capitão e Adeus Lênin). Ele interpreta um astro do cinema alemão acostumado ao sucesso. Seu apartamento é estiloso, assim como sua esposa. Ele está prestes a fazer um teste em Londres para um papel importante, mas entrando em um bar, encontra Bruno. Como transparece a cada minuto, Bruno espera por esse momento há muito tempo. E então esse homem, eternamente esquecido, um dos perdedores da reunificação e uma vítima da gentrificação do que uma vez foi Berlim Oriental, inicia sua vingança.

9- TRUMAN & TENNESSEE: UMA CONVERSA PESSOAL- Um documentário norte americano imperdível sobre o trabalho brilhante, as lutas pessoais e o impacto cultural dos escritores norte-americanos Truman Capote e Tennessee Williams por meio de uma colagem de entrevistas, depoimentos e fotos, além de trechos das adaptações cinematográficas mais memoráveis da dupla: Uma Rua Chamada Desejo, Gata em Teto de Zinco Quente, À Margem da Vida, Bonequinha de Luxo e A Sangue Frio. Com vozes dos atores Jim Parsons e Zachary Quinto, o filme mostra a amizade turbulenta dos dois homens e a maneira como suas identidades, enquanto sulistas e gays, influenciaram suas criações artísticas e seus relacionamentos.

10 - A CRÔNICA FRANCESA - Coprodução do Reino Unido, França e Alemanha- Na ocasião da morte do editor Arthur Howitzer Jr., a equipe da Crônica Francesa, uma revista americana de ampla circulação sediada numa cidade fictícia da França, se reúne para escrever o obituário do jornalista. Direção do sempre espetacular Wes Anderson e com elenco cheio de oscars como Adrien Brody, Tilda Swinton, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Bill Murray, Owen Wilson, Christoph Waltz, Edward Norton e Anjelica Huston. Dá vontade de ver o filme uma segunda vez porque é impossível acompanhar os excelentes diálogos e a exuberante produção de cenários e direção de arte, marcas do diretor que se dá ao luxo de por atores como William Defoe para fazer uma ponta.

11-ESTRADA PARA O ÉDEN – Filme do Quirguistão que conta a história do velho escritor aposentado Kubat que está vivendo seus últimos dias de fama e pobreza em uma sociedade que se preocupa cada vez mais com riqueza. Viúvo e sem filhos, seu único desejo é que a literatura continue a iluminar seu pequeno e desiludido país. Ele vê a possibilidade da continuidade de seus ideais em Sapar, um jovem amigo e talentoso escritor que está muito doente e precisa de um tratamento caro. Quando Kubat decide vender seu apartamento para salvar a vida de Sapar, descobre que seu irmão mais jovem foi espancado por conta de suas dívidas. Kubat, então, fica dividido entre ajudar Sapar e proteger seu parente.

12-NA PRISÃO EVIN- Mais um filme do Irã. Amen é uma mulher trans. Após se mudar de uma pequena cidade para Teerã, ela está otimista com os planos de fazer uma cirurgia de redesignação de gênero. Ela, então, conhece um homem rico que promete pagar pelo procedimento. Mas, para isso, ele impõe uma condição, que acaba sendo pior do que Amen suspeita e que a coloca em meio às intrigas da elite do país.

13-UNCLENCHING THE FISTS- Produção da Rússia. No alto das montanhas da Ossétia do Norte, está uma cidadezinha mineira para onde um pai se muda com os filhos. O velho impõe uma disciplina que nao vê diferença entre cuidado e superproteção.  O filho mais velho fugiu para trabalhar numa cidade grande, o irmão mais novo não sabe o que quer da vida, enquanto a irmã, Ada, planeja escapar desse ambiente. Embora seja uma mulher adulta, seu pai a trata como uma criança. Ela logo percebe que será muito difícil se desvencilhar dos laços paternos para começar sua própria vida. Vencedor da Seção “Um Certo Olhar do Festival de Cannes”

14-ZALAVA- Mais um ótimo filme do Irã. Em 1978, os habitantes de uma pequena cidade chamada Zalava acreditam que um demônio ronda a região. O jovem sargento que investiga o caso encontra um exorcista tentando expulsar o tal demônio da cidadezinha. Ele prende esse homem por suposta fraude, mas subitamente se encontra preso numa casa amaldiçoada com a mulher que ama. Os moradores acreditam que os dois estão possuídos e decidem matá-los. Vencedor da Semana da Crítica do Festival de Veneza.


 

15-O ATLAS DOS PÁSSAROS - Produção da Republica Tcheca. O sumiço repentino de uma grande quantidade de dinheiro em uma empresa multimilionária cria uma cadeia de suspeitas entre os membros da família que dirigem o negócio. Enquanto o longevo CEO da companhia, e sua família procuram o culpado, Marie, uma de suas funcionárias de maior confiança, desaparece. Um plano de vingança, sabotagem corporativa ou uma eficiente fraude virtual? Uma coisa é certa: alguém entre eles não é confiável.

16-IRMÃS SIAMESAS- Filme da Argentina. Clota e Stella são mãe e filha. Elas moram sozinhas em uma antiga casa da família, confinadas a uma rotina particular. Um dia, Stella recebe a notícia de que seu pai morreu e ela herdou dois pequenos apartamentos localizados em uma desolada cidade litorânea. Stella decide, então, fazer uma viagem para descobrir esse milagre, que aparece como sua última chance de finalmente se tornar independente. Clota, porém, enxerga nessa situação uma assustadora possibilidade de separação.

17-A VINGANÇA É MINHA, TODOS OS OUTROS PAGAM EM DINHEIRO- Produção da Indonésia e Singapura. Ajo é um lutador que não teme nada, nem mesmo a morte. Sua fúria em lutar é impulsionada por um segredo: a impotência. Quando seu caminho cruza com o da lutadora Iteung, ele é espancado de maneira humilhante mas ambos se apaixonam.  Essa escolha não o fará ter uma vida feliz e encontrar sua própria paz de espírito facilmente. Vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno.

18-ANTÍGONA 442 a.C – Filme brasileiro com a atriz Andréa Beltrão, adaptação para as telas a partir do texto teatral levado pela atriz aos palcos contando a história da princesa filha de Édipo e Jocasta que na Grécia antiga enfrenta a ordem do rei, que determina que um de seus irmãos que lutou na guerra fique sem sepultura. Antígona enterra o irmão e, por isso, paga com a própria vida. O ato de Antígona é sagrado, obedece à lei humana de cuidar dos nossos mortos. Inspirado na peça teatral de Sófocles.

19-ENTRE ÁGUAS - Primeiro filme que vi de Malta. Vencedor do prêmio especial de melhor atuação no Festival de Sundance. O excelente e belíssimo ator premiado Jesmark Scicluna interpreta um pescador maltês que sofre com um vazamento em seu barco. Com dificuldades financeiras, ele vê seu trabalho que é tradição familiar estar em perigo devido às safras ruins de peixes, à impiedosa indústria pesqueira e a um ecossistema fragilizado. Desesperado e precisando sustentar a esposa e o filho recém-nascido com necessidades especiais para alimentação e tratamento, ele acaba ingressando no mercado da pesca ilegal para sobreviver.

20-ANNETTE - Produção da França e EUA. Um musical vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes. Um elenco formado por nomes conhecidos (Adam Driver, Marion Cotillard) são um casal aparentemente perfeito e no auge do sucesso. Ele é um provocador comediante de stand-up e ela uma cantora de ópera famosa internacionalmente. Ambos têm uma vida glamourosa numa Los Angeles contemporânea. No entanto, o nascimento de Annette, a filha dos dois, e o surgimento dos misteriosos dons da garotinha mudarão para sempre a trajetória dessa família. Seria perfeito se as músicas fossem melhores já que num musical a trilha sonora é praticamente o principal como em filmes como Hair, Chicago, Mamma Mia e Moulin Rouge.



21-TITANE- Filme da França que foi o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes sendo a primeira vez que um filme dirigido por uma mulher ganhou esse prêmio. Uma jovem com o rosto ferido é descoberta em um aeroporto. Ela afirma ser Adrien, uma criança que desapareceu há dez anos. No momento em que ele finalmente reencontra o pai do menino, terríveis assassinatos se acumulam na região. Filme muito forte com cenas de revirar o estômago de tão cruas e violentas.

22-AUSÊNCIA- Produção do Irã, República Tcheca e Eslováquia- Rouzbeh viaja de Teerã até Praga para desvendar o passado do pai, um expatriado comunista na Tchecoslováquia. Ao visitar o apartamento onde o pai morou há 50 anos, ele se depara com uma policial que investiga um acidente envolvendo o homem que vivia no local e caiu da janela do apartamento. Rouzbeh começa a desconfiar da história familiar que ele pensava conhecer.

23-ILHAS - Vencedor do Prêmio Especial do Júri no importante Festival South by Southwest. Produção do Canadá sobre Joshua, um tímido imigrante filipino de 50 anos que passou a vida inteira na casa dos pais idosos. Com medo de ficar sozinho para sempre, ele implora a Deus para encontrar uma esposa. Quando sua mãe morre de forma inesperada, ele abandona o emprego e passa a cuidar do pai em período integral. Mas ele não tem experiência em tomar conta das pessoas, incluindo de si mesmo. Eis que aparece uma prima filipina que oferece ajuda dando nova vida à casa e desperta o amor de Joshua.

24-NOITE PASSADA EM SOHO – Filme inglês. Um thriller psicológico sobre uma jovem apaixonada por design de moda que, misteriosamente, consegue voltar para a década de 1960 e encontra uma aspirante a cantora por quem tem forte admiração. Mas a Londres dos anos 1960 não é o que aparenta, e o tempo começa a desmoronar, desencadeando consequências assustadoras.

25-LA TRAVIATA, MEUS IRMÃOS E EU – Produção da França com uma história que lembra um pouco o filme Billy Elliiot. Aqui, a história de Nour, um garoto de 14 anos que aproveita o começo do verão no sul da França junto com seus três irmãos mais velhos. Eles moram juntos em um conjunto habitacional, e se revezam nos cuidados com a mãe em coma. Como ela gostava de ópera, Nour coloca música para ela ouvir e acaba se apaixonando pelo gênero. Entre as tarefas comunitárias e as tensões crescentes em casa, Nour sonha em fugir para um lugar distante. Quando conhece Sarah, uma cantora de ópera que ministra um curso de férias, ele finalmente encontra a oportunidade de se expressar e explorar novos horizontes.

26-A NOVA GAROTA- Filme da Argentina. Jimena viaja até Rio Grande, uma pequena localidade na ilha da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, para reencontrar seu meio-irmão, Mariano. Ela mal tem dinheiro para a passagem, mas consegue chegar lá, com a esperança de encontrar algum emprego nessa região operária. O vento, o frio e a complexa crise econômica se tornam o cenário no qual Jimena desenvolve uma relação com as pessoas e com o lugar, e é quando, finalmente, ela começa a compreender e aceitar a si mesma.




27-AS VERDADES - Filme brasileiro com direção de José Eduardo Belmonte (de Alemão e Carcereiros). O policial Josué (Lázaro Ramos) precisa resolver um crime contra um empresário num pequeno município baiano. O filme foi rodado nas cidades litorâneas da Bahia de Maraú e Itacaré. A história é contada por meio de três pontos de vista: o de Cícero, matador de aluguel; o de Francisca, noiva do empresário; e o de Valmir, a vítima. Drica Moraes, sempre tão boa atriz, neste filme emula todos os trejeitos de Fernanda Montenegro, parece uma cópia mais jovem da veterana atriz, e isso não é um elogio.

28-A MULHER QUE FUGIU – Filme da Coréia do Sul vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Berlim de 2020. Uma mulher encontra três amigas enquanto seu marido está em uma viagem de negócios. A primeira é divorciada e gosta de cuidar de seu jardim. A segunda se sente atraída pelo vizinho e é perseguida por um jovem poeta. A terceira, sua amiga menos próxima, trabalha em um pequeno cinema. A conversa entre elas é agradável, mas existem muitas coisas acontecendo além da superfície dessas histórias.

29-IMACULADA- Filme da Romênia. Vencedor do prêmio Luigi De Laurentis e do prêmio de direção da Jornada dos Autores no Festival de Veneza. Dariavai vai para uma clínica de reabilitação para largar a heroína. Ser desejada e protegida por todos faz com que Daria se sinta especial pela primeira vez na vida. Um novo detento  a coloca em conflito com seus desejos, e desperta uma violenta competição entre esses homens.

30-FILHO DAS MONARCAS – Filme do México que foi o vencedor do Prêmio Alfred P. Sloan no Festival de Sundance. Após a morte da avó, um biólogo mexicano que vive em Nova York retorna à sua cidade natal, situada nas majestosas florestas de borboletas-monarcas. Essa jornada o obriga a enfrentar traumas do passado e a refletir sobre sua nova identidade híbrida, lançando-o em uma metamorfose pessoal e espiritual. Não sei porquê, mas acho que o filme se perde do meio para o fim.


31-LUZ NATURAL – Produção conjunta da Hungria, Letônia, França e Alemanha que venceu o prêmio de melhor direção no Festival de Berlim. Na União Soviética ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, István é um fazendeiro húngaro que serve como cabo em uma unidade especial de reconhecimento de grupos da resistência. Após a morte do comandante, Semetka vai precisar superar seus medos e assumir a liderança do grupo, enquanto é arrastado para dentro de uma sucessão de eventos caóticos que fogem do seu controle. Eu só consegui assistir o filme até a metade, pois depois de uma hora nada acontecia, então deixei o cinema.

32-HIGIENE SOCIAL – Filme do Canadá. Antonin é uma espécie de dândi que poderoa ser um escritor famoso mas que usa a habilidade para livrar-se de problemas. Seu charme e sua inteligência serão desafiados por cinco mulheres que estão prestes a perder a paciência com sua maneira de lidar com a vida. Melhor direção na seção Encontros do Festival de Berlim mas achei chato com imagens sem nenhum movimento de câmera e diálogos empolados.

33-MADALENA – Filme brasileiro - Entre Luziane, Cristiano e Bianca, há pouca coisa em comum além do fato de viverem em uma cidadezinha cercada por plantações de soja no Centro-Oeste do Brasil. Embora não se conheçam, os três são afetados pelo desaparecimento de Madalena. Em partes diferentes da cidade, cada um deles encontra seu modo de responder a essa ausência. O diretor estava na sala e apresentou o filme junto com dois atores. Ao final a plateia aplaudiu e eu confesso meu desejo sincero de gostar do filme, mas alguma coisa não funcionou. Suspeito que tenha havido certa pretensiosidade na produção com um roteiro fraco, imagens vagas e repetitivas e diálogos banais.


No comments: