3.7.21

A MONTANHA MÁGICA

Por anos adiei a leitura deste clássico do escritor alemão e prêmio Nobel de Literatura Thomas Mann. Sempre algum livro ultrapassava A Montanha Mágica na ordem de prioridades. Talvez fosse pelas suas 856 páginas e temática difícil, mas havia o desafio de ler aquela que é considerada pelos críticos como a obra prima de Thomas Mann. Pois bem, 22 dias de leitura depois, cheguei ao fim e confesso que foi um prazer único. Difícil algumas vezes, mas na maior parte envolvente e cativante.

Já havia lido de Thomas Mann o inesquecível A Morte em Veneza, que julgo, na sua versão cinematográfica, o filme mais impactante que já vi na minha vida, e olhe que já vi muito filme bom nessa vida. Então, se A Morte em Veneza teve esse efeito em mim, A Montanha Mágica, apesar de muito mais volumoso, não iria me decepcionar. E não errei.

Acompanhamos aqui a história de Hans Castorp, um engenheiro burguês alemão que decide passar quatro semanas num sanatório para tuberculosos em Davos nos Alpes suíços em visita a um primo internado. Mas as coisas não se dão como ele esperava e Hans acaba passando sete anos por lá e onde se relaciona com diversos personagens que retratam os diferentes conflitos espirituais e ideológicos do início do século XX.

Os críticos consideram A Montanha Mágica um dos grandes testamentos literários do século XX e uma obra atemporal da literatura de ficção que se insere talvez como o principal exemplo do chamado Bildungsroman,  palavra alemã para romance de formação, aquelas obras que descrevem o desenvolvimento integral (físico, moral, psicológico, estético, social ou político) de um personagem durante praticamente toda sua vida.

É irônico que justamente em Davos, na Suíça, hoje sede do Fórum Econômico Mundial, se desenrole a história que é anterior à 1ª Guerra Mundial de um grupo de muito ricos que se dedica ao repouso e a se tratar, com todo luxo, banquetes diários, os melhores vinhos e enormes gastos de dinheiro.

O elemento motor de todo o livro é o tempo em si, sua dilação, a ideia de que o tempo tem uma natureza extremamente relativa e como os personagens se entregam ao gasto despreocupado desse tempo enquanto se isolam do mundo e praticamente vivem uma realidade paralela, ociosa e até mesmo ingênua.

Hans Castorp tem a alma e a mente disputada por dois tutores antagônicos: o iluminista Settembrini e o obscurantista Naphta, metáfora perfeita do clima reinante na Europa que culminou na primeira guerra e no nazismo. São dezenas e mais dezenas de páginas em que acompanhamos os debates acalorados entre Settembrini e Naphta e há momentos em que até esquecemos de que tudo aquilo saiu da mente de Thomas Mann.  Nessa hora, ao lembrar quem está por trás daqueles vibrantes diálogos, dá um orgulho danado da elegância e do humor sutil da mente criadora de tantas páginas de puro deleite.

Encerro com um trecho quase do seu desfecho que considero um dos finais mais tocantes que já li: “Ah, toda essa juventude, com suas mochilas e baionetas, com as capas e as botas enlameadas! Sonhando de modo humanístico-estético, poderíamos imaginá-la num quadro diferente. Poderíamos ter a seguinte visão: esses jovens montando e banhando cavalos numa enseada do mar, caminhando pela praia em companhia da namorada, achegando os lábios à orelha da meiga noiva, ou talvez ensinando uns aos outros, numa amizade feliz, o tiro de arco. Em lugar disso, jazem ali, com o nariz no barro bombardeado. Que façam isso com alegria, ainda que transidos de medo e cheios de saudades da mãe, é assunto à parte, que nos orgulha e envergonha, mas nunca nos deveria induzir a colocá-los nesta situação”.


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