11.1.09

Melhores e piores de 2008 no cinema

Aqui estão os filmes que vi em 2008 (incluindo os da Mostra de Cinema de São Paulo e alguns que vi em DVD). Não lembro de todos mas aqui estão a maioria deles.

NOTA 10 - OBRA PRIMA - NENHUM. Para entrar nessa lista precisa ser algo como A Marca da Maldade, Um Bonde Chamado Desejo, Amor à Flor da Pele, Asas do Desejo, Cidadão Kane, Pacto Sinistro, Tudo Sobre Minha Mãe, Match Point, Central do Brasil...

NOTA 9 – ESPETÁCULO
FELIZ NATAL. Estréia de Selton Melo na direção. Atuações soberbas de Darlene Glória e Lúcio Mauro. Um filme que respeita a inteligência do espectador e não entrega todas as informações de bandeja. Trilha sonora e fotografia nota 10. Só não dou 10 porque sou um chato, mas esse filme mereceria. O natal poucas vezes foi mostrado em cores tão cruas. Um achado o garotinho do filme.

LINHA DE PASSE – Mais um golaço de Walter Sales e Daniela Thomas. Elenco afiadíssimo tanto que rendeu prêmio em Cannes para Sandra Corveloni. Apesar de não ser fã do universo do futebol admito que a história é boa e o final aberto dá um sabor todo especial de filme cult.

SE NADA MAIS DER CERTO- Vi na Mostra. Surpresa boa de Cauã Reymond que demonstrou ser excelente do cinema. Deve ter tido uma boa direção de atores. O filme tem excelente roteiro e montagem, atores pouco conhecidos, mas excelentes. O onipresente João Miguel no elenco. A cena da praia com cada um deles cantando meio bêbados é perfeita. Um filme surpreendente.

CINZAS DO PASSADO REDUX - Vi na Mostra. Mais uma do perfeito Wong Kar Wai. Leslie Cheung e Tony Leung, atores fetiche de Kar Wai novamente dão um show de cinema. Esse homem só perdeu pontinhos em Um Beijo Roubado. Nos seus demais filmes só faz maravilhas.

NOTA 8 – EXCELENTE
A VIDA DOS OUTROS – Excelente filme alemão. Só perde um pontinho pelo final um pouquinho adocicado, mas não deixa de ser excelente.

ERA UMA VEZ – Linda história de Romeu e Julieta moderno, com final excelente que não dava para ser diferente tratando-se do tema que trata. Belo sem passar a mão pela cabeça da gente. Fábula perfeita da fratura social do Rio de Janeiro com Ipanema ao pé do Morro do Cantagalo. Breno Silveira mostra que acertou mais uma vez após Dois Filhos de Francisco, seu primeiro longa. Dá uma vontade danada de por Thiago Martins no colo e abraçá-lo.

ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO – Philip Hoffman ótimo como sempre. O título é um achado. Tragédia anunciada com final trágico o que significa já sinal de ótima história. Adoro finais tristes.

MAMMA MIA – Um musical do ABBA que se passa na Grécia com Meryl Streep. Não tinha como não dar certo.

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ – Javier Bardem excelente como sempre e ainda melhor. Pode entra para a história dos maiores psicopatas do cinema. Oscar merecidíssimo. Irmãos Coen no auge antes de despencarem no chatosinho Queime Depois de Ler.

O CAÇADOR DE PIPAS – Excelente refilmeagem do livro que já é excepcional. Só não está na categoria de espetáculo pelo final meio docinho demais. Não precisava tanto. Redenção é bom, mas não dá para exagerar no açúcar. O que o filme cortou do livro não fez tanta falta.

JUNO – Um filme que nem parece americano de tão bom. A atriz é boa, mas repete o que já vimos em Menina Má Ponto Com. Roteiro com oscar mercido.

NA NATUREZA SELVAGEM- Linda direção, fotografia, música, roteiro, atuações. Final excelente apesar de um pouco solene demais. Só por isso não está na categoria acima, mas é excelente. Uma das direções mais generosas. Silêncios eloqüentes.

ULTIMA PARADA, 174 – Cenas inesquecíveis que bem poderiam ter sido reais no meio de uma realidade que parece ficção. Um filho a procura de uma mãe e uma mãe a procura de um filme. Dois pedidos numa cidade suja. O ator Michel Gomes dá um show de atuação. Só não está na categoria acima por ter um travo de uma história que já conhecemos e que já foi muito explorada.

LIÇÕES PARTICULARES (Mostra) – A pedofilia nas suas cores mais neutras, o que é um feito. No cinema uma mulher saiu gritando. Isso valeu parte do ingresso.

O SILÊNCIO DE LORNA (Mostra) – Os Dardenes dando o show de sempre

LEONERA (Mostra) – Cinema argentino sempre excelente. Santoro ótimo no elenco.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (Mostra) – Documentário sobre os horrores de Abu Graib. Mulheres como vilãs remetem a uma leitura extra dos horrores de que somos capazes.

CHE (Mostra) – Benicio del Toro maravilhoso nesses filme de 4 horas ou 2 filmes de duas horas. Só não é um espetáculo porque Che perdeu um pouco do seu charme nos últimos anos. Mas é excelente.

SONATA DE TÓKIO (Mostra) – Uma pequena pérola japonesa. Primeiro filme que vi de Kiyoshi Kurosawa. Economias de afeto e redenção ao som de Debussy. Excelente matéria no link:
http://www.filmespolvo.com.br/site/eventos/cobertura/372

CAVALO DE DUAS PATAS (Mostra) - O cinema iraniano quase sempre excelente. Desta vez Samira Makhmalbaf mostra o horror de que as crianças são capazes. Seres humanos em última análise

NOTA 7 - ÓTIMO

DESERTO FELIZ – Cinema nacional ótimo e o onipresente João Miguel novamente. Adorei a história aberta da viagem ou não da prostituta para a Alemanha.

ESTÔMAGO- Olha João Miguel de Novo.

CINTURÃO VERMELHO – David Mamet sempre ótimo. O universo do Jíu Jitsu pode ser fascinante ainda mais com esse diretor e Alice Braga e Rodrigo Santoro no elenco

DESEJO E REPARAÇÃO
GOMORRA
MEU NOME NÃO É JOHNNY
O SONHO DE CASSANDRA
UM LUGAR CHAMADO BRICK LANE (Mostra)
KHAMSA (Mostra)
CAIXA DE PANDORA (Mostra)
WALL-E
A CULPA É DO FIDEL

NOTA 6 – BOM
BABY LOVE
UM HOMEM BOM
UM BEIJO ROUBADO – Primeiro Wong Kar Wai que é apenas bom.
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA – Saramago ofusca qualquer diretor.
DO OUTRO LADO
007 QUANTUM OF SOLACE – 007 sempre em forma.
A DUQUESA – O filme é bom mas precisava de uma atriz melhor. Kate Winslet faria melhor o papel.
A FAMÍLIA SAVAGE
AGENTE 86
OS INDOMÁVEIS
EFEITO DOMINÓ
MARÉ - NOSSA HISTÓRIA DE AMOR (Mostra)
COMO EU FESTEJEI O FIM DO MUNDO (Mostra)
3 DIAS DE CHUVA (Mostra)
AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO (Mostra)
RUMO A MECA (Mostra)
AMIGOS DE RISCO (Mostra)
LOKAS (Mostra)
COMO DIZ A BÍBLIA (Mostra)
ROCKROLLA - A GRANDE ROUBADA (Mostra)
A CANÇÃO DOS PARDAIS (Mostra)
ALVORECER EM SUNSET (Mostra)
SETE VIDAS

NOTA 5 - RAZOÁVEL – DÁ PARA PASSAR
VICKY CRISTINA BARCELONA – Woody Alen no auge da sua preguiça.
MAX PAYNE
BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS – Que falta de humor. O que Hellboy tem em excesso aqui temos em falta. Tudo bem que é o cavaleiro da trevas etc mas precisava ser tão chato?

PONTO DE VISTA
EU SOU A LENDA – Will Smith salva o filme.
SANGUE NEGRO – Achei um tanto exagerado o cartaz dado a esse filme. Porque esses incensos todos a Daniel Day Lewis? Ele está exagerado demais no papel. Marlon Brando já ensinava como se deve dar metade do que se pode para atingir a perfeição. Exagerado.

O AMOR NOS TEMPOS DO COLERA – Que sotaque ridículo é esse que os atores fazem? Se era para falar em inglês falassem logo sem esse sotaque espanhol horrendo. A fotografia é péssima e a luz exagerada ressalta os excessos das maquiagens e próteses dos atores.

SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO... – Meio cansativo do meio para o fim.
PARANOID PARK
O GANGSTER
REDE DE MENTIRAS
ADORAÇÃO (Mostra)
CASHBACK (Mostra)
NINHO VAZIO (Mostra)
LOVEBIRDS (Mostra)

NOTA 4 – RUIM, MAS AINDA NÃO DÁ VONTADE DE SE MATAR
OS ESTRANHOS – Prende a atenção até a metade, fica chato no meio, parece que prende de novo no terço final para terminar sem graça.

QUEIME DEPOIS DE LER – Não imaginei que ia achar ruim um filme dos irmãos Coen e com Francis McDormand no elenco, mas achei fraquíssimo.

AS DUAS FACES DA LEI – Deixei antes da metade, mas soube que não perdi nada. Um porre. Não foi dessa vez que Patino e DeNiro me encantaram juntos

HELLBOY2 – Som estridente e piadas a cada segundo. Quando a platéia fosse autorizada a pensar ou respirar o diretor poderia avisar. Nunca sai de um filme me sentindo tão surdo. Para que tanta piada?

O INCRÍVEL HULK – Não sou fã do Hulk nem desses super heróis chatos e amargos.
AS CRÔNICAS DE SPIDERWICK – Não sou criança, o que fui fazer nesse filme?
CLOVERFIELD – Achei diferente a história contada sempre por uma câmera manual. E só.
CONTROLE ABSOLUTO – A história descamba no final, mas não andava bem desde o começo
TRATO É TRATO - (Mostra) – Alguém já contou essa história outras vezes e melhor. Só porque é inglês tem que ser ótimo?
INDIANA JONES E A CAVEIRA DE CRISTAL – Bem, o que eu queria?
IMPÉRIO DOS SONHOS - David Linch chato como nunca

NOTA 3 – PÉSSIMO DE DOER
A LISTA VOCÊ TÁ LIVRE – Pretensioso e previsível, além de um final de matar de ódio.
ESPELHOS DO MEDO – Bobo e não assusta exceto a cena da banheira que e escatológica ao ponto que não consegui olhar por mais de 2 milésimos de segundo.

30 DIAS DE NOITE – Um porre. Já vimos essa história muitas vezes e sempre é igual. Só porque é no Alasca? Essa é a única diferença.

JUMPER – Efeitos especiais que ficam cansativos na metade e um elenco que enjoa de tão cheio de caras e bocas.

NOTA 2 – PERDA DE DINHEIRO
10.000 AC – Uma cópia ruim do ótimo Apocalipto
OS CONDENADOS –

NOTA 1 – PERDA DE TEMPO E DE DINHEIRO
FIM DOS TEMPOS – O diretor ta caindo num poço sem fundo. Ótimo em O Sexto Sentido, Sinais e A Vila e caindo sem parar. Aquele final explicadinho é exatamente o que Hitchcock não faria jamais.

ESTOU VIVA (Mostra)

NOTA 0 – UMA BOMBA COLOSSAL
ERVA DO RATO (Mostra)
24 CITY (Mostra)
LEITE (Mostra)
PEPINO (Mostra)

No comments: